Profissões do futuro – Como conseguir um emprego na área de analistas de mídias digitais?

Se há anos atrás era quase impossível pensar que a internet seria uma forma tão lucrativa de trabalho, hoje em dia a maioria das profissões consideradas do futuro tem relação com a internet.

Isso ocorre porque a ferramenta aumenta o seu alcance a cada dia que passa, e desta forma, aumentando a demanda por novos tipos de serviços.

Como é o caso do analista de mídias digitais! Basicamente, em função das redes sociais, que são formas cada vez más lucrativas para empresas.

Assim sendo, é necessário alguém que esteja atualizando, respondendo comentários, estando mais perto do público e pensando em um conteúdo legal.


Pode parecer ‘’’fácil’’ mas com certeza não é qualquer pessoa que faz isso com excelência, e por isso são necessárias algumas habilidades para se inserir na área.

Afinal, o que o profissional da área faz?

O analista de mídias digitais tem formação na área de marketing, de publicidade e propaganda ou de comunicação social.

Nesses cursos, o profissional aprende algumas habilidades, que são necessárias para atuar na área.

Basicamente o profissional é responsável por todas as mídias sociais, como facebook, twitter, Instagram e afins. E assim, cuida da parte publicitária digital da empresa, por esses meios.

Mesmo a profissão sendo considerada nova, tem mostrado fazer uma grande diferença na área de atuação, e por isso é um dos cargos mais procurados no mercado de trabalho atual.

Como acontece a inserção no mercado de trabalho?

Além da formação exigida, o profissional precisa ter um curso de analista de mídias digitais para aprender de forma teórica e prática as habilidades necessárias.

Além disso, estar com um currículo muito bem feito e atualizado, de tudo que está acontecendo dentro do mercado, é essencial!

Desta forma, o profissional que deseja se inserir como analista de mídias sociais, precisa de algumas habilidades, como por exemplo:

  • Dominar o planejamento estratégico: O profissional precisa de uma visão estratégica, conhecendo os fundamentos das principais mídias sociais.
  • É necessário entender o público alvo de cada empresa, e fazer um planejamento pensando nisso para alcançar resultados satisfatórios.
  • Precisa entender de monitoramento e análise: O profissional também precisa entender de monitoramento e de análise de resultados nas mídias sociais!
  • Acompanhar os resultados de cada campanha é um passo essencial para o sucesso da empresa, e consequentemente do profissional que atua na área;
  • Web Analytics: O bom analista de mídias digitais precisa dominar essa ferramenta! Por ela é possível mensurar a experiência do usuário em determinados sites.
  • Desta forma, é possível ver como a concorrência está se saindo, e afins, tudo isso para ajudar a melhor o planejamento estratégico;
  • Marketing de busca: O marketing de busca está cada vez mais ganhando o seu espaço por aqui, e por isso o cenário pede um conhecimento mais profundo.
  • Isso é necessário para que a empresa consiga se destacar dentro do mercado! E somente um bom analista de mídias digitais consegue fazer isso.

Se você gostou de conferir o nosso artigo de hoje continue em nosso site para mais dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *